terça-feira, 23 de junho de 2015

Situação do PIBID

ESTAS SÃO AS ÚLTIMAS informações da situação do PIBID repassadas pelo professor Verno. O mesmo solicitou que seja discutido os alunos e supervisores pois o FORUM Nacional solicita a assinatura de uma carta aberta de apoio com assinatura e CPF de todos os bolsistas que assim o desejarem. Solicito que este documento seja devolvido assinado na reunião da próxima quarta feira quando poderemos discutir a questão.
Vamos lutar que temos argumentos daqueles que, no mesmo dia em que anunciam estes cortes para o PIBID, aprovam 745 bolsas de doutorado no exterior. Não que estas não sejam importantes, mas é muito irônico a Capes escrever em sua página que este programa não sofrerá cortes.

abraços, Minello

Caros Coordenadores Institucionais do Pibid,

Nos dias 06 e 07 de julho, o Forpibid terá audiência com o Presidente da Capes e com o Ministro da Educação, quando pretendemos apresentar a Carta Aberta do Pibid.  Em paralelo a outras formas de mobilização, essa medida se faz imprescindível, podendo evidenciar o envolvimento dos milhares de sujeitos diretamente implicados com o Programa. Em sendo assim, conclamamos os coordenadores, supervisores e bolsistas de iniciação a participarem do abaixo-assinado que será apresentado em Brasília.

O tempo é breve! Por isto, orientamos os coordenadores institucionais para que recolham as assinaturas dos bolsistas de sua IES o quanto antes, conforme modelo de folha de assinatura em anexo. O modelo poderá ser impresso ou fotocopiado, de acordo com a quantidade de bolsistas. Contudo, solicitamos que não seja editado, pois fixamos o número de 30 linhas por folha. As assinaturas precisam conter manuscritamente o nome por extenso, o CPF e a assinatura de cada bolsista.

Estamos providenciando um endereço em Brasília para recebimento da correspondência de cada IES com os documentos originais. Sugerimos que antes do envio via correios as folhas de assinatura preenchidas sejam digitalizadas e enviadas em arquivo único, salvo em pdf, para o email forpibid@gmail.com. Assim, teremos celeridade na contagem do número absoluto de assinantes, bem como teremos uma cópia de segurança do documento, que pode ser usada em caso de extravio dos originais. Também é necessário estar atento ao tempo de chegada do envelope em Brasília, que varia conforme cada localidade do remetente.

Ao redigir essa mensagem, recordamos um diálogo entre Paulo Freire, estudantes e professores da Universidad de la Republica, Uruguai, em 1989. Na ocasião ele lhes dizia que 'uma das coisas que devemos fazer é não esperar que a sociedade se transforme. Se esperarmos ela não se transforma; temos de fazer, e é nos metendo dentro do processo, na própria intimidade do processo em movimento que descobrimos caminhos". Assim, É chegada a hora de ampliarmos o movimento chamado PIBID, seguindo juntos e sempre em defesa da Educação.

Contamos com a participação de todos


Clique aqui para acessar a carta aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário